domingo, 22 de outubro de 2017

Perdoa-me por me traíres - cartas de amor - parte I


Perdoa-me por me traíres – cartas de amor

Nelson Rodrigues em sua genialidade brasileira escreveu em 1957 uma peça de teatro cujo nome utilizo neste conto: “Perdoa-me por me traíres”, explico o porquê: quando há certo tempo li sua obra, muito me chamou atenção tal sentença que dá o tom da peça, muito embora a história criada por Nelson vá além dessa ideia, como anjo pornográfico, como ele mesmo se denominou, o autor vai por caminhos complexos e demasiadamente humanos com seus personagens.

Não é isso o que faço aqui. Meu conto, portanto, de Nelson, só tem a referência do nome, o que não é pouco, pois a história redigida em cartas sem remetentes aparentes, mas com destino certo, trata sobretudo do amor a partir dessa que considero uma célebre frase que o querido autor nos presenteou – perdoa-me por me traíres.


I.

Eu te amo, sempre te amei e para sempre te amarei.
Meu amor, contudo, não foi suficiente, não foi suficiente para te fazer me amar assim como eu te amo, para me fazer teu ar, a razão de tua vida, para completar teus pensamentos, para viver contigo por toda eternidade. Meu amor não foi suficiente para te fazer feliz, para me fazer feliz ao seu lado, não obstante, não te culpo, a culpa – se é que há culpa – é toda minha, o meu amor afinal é que não foi suficiente.
Peço-te, pois, perdão. Perdão por te amar tanto e não conseguir compartilhar esse amor. Perdoa-me por não te ter feito feliz – esse era o meu maior desejo. Perdoa-me, meu amor, por não te fazer me amar, por ter falhado - nessa que eu considerava minha maior missão – amar e ser amado. Perdoa meu amor incompreendido e, finalmente, perdoa-me por me traíres.

De quem te ama do fundo da alma e por toda eternidade te amará.



II.

Eu juro, juro que tentei. Tentei te amar assim como tu me amas, tentei do fundo da alma, mas não pude, não consegui mandar no amor, não consegui fazer com que ele te escolhesse.
Só Deus sabe o quanto tentei, o quanto persisti, mas não deu para te fazer o ser mais importante para mim, não pude, simplesmente não pude...


De quem tentou te amar, mas falhou.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vidas passadas

Eu não pude deixar de olhar para você, foi num ínfimo de segundo que nossos olhares se cruzaram e eu me vi ao invés de te ver, vi o que seus...